Foto: Naira Nascimento

O presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Manaus, o vereador Allan (PSC), juntamente com os vereadores Caio André (PSC) e Capitão Carpê (Republicanos), participaram da entrega do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Ninimberg dos Santos Guerra, o “Bergão”, localizado no São Jorge, zona Oeste, totalmente revitalizado. O espaço público é voltado às atividades esportivas, entre elas, basquetebol, futsal, voleibol, ginástica, badminton, Jiu-jtsu, além de atender a grupos da terceira idade e outras atividades.

O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (06/8), com a presença do prefeito de Manaus David Almeida (Avante), do vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Marcos Rotta e o subsecretário de Esportes e Lazer (Semjel), Platiny Soares.

O espaço atende mensalmente em média 10 mil pessoas direta e indiretamente, que utilizam o lugar para eventos ou para a prática de diversas modalidades esportivas oferecidas em suas escolinhas.

O vereador Allan, além de agradecer a prefeitura de Manaus pela entrega do centro totalmente revitalizado, falou sobre a importância do espaço para a comunidade em geral. “Uma das grandes vantagens do Ninimberg é o horário estendido, enquanto os outros centros da cidade funcionam até determinado horário, aqui os jovens viram a noite praticando esportes e outras atividades”.

Durante a entrega o prefeito anunciou a recuperação de 100 espaços esportivos em todas as zonas de Manaus. “Vamos recuperar cerca de 100 áreas esportivas na cidade e incentivar a prática do esporte como atividade que salva vidas”, afirmou David.

Próximo espaço a ser entregue será a Mini Vila Olímpica do Coroado, totalmente reformada e revitalizada pronta para atividades esportivas. “As atividades voltaram de forma gradual tomando todas as medidas de segurança necessárias devido a pandemia”, explicou o subsecretário de Esporte e Lazer, Platiny, Soares.

O CEL Ninimberg Guerra recebeu melhorias como pintura interna e externa, revitalização da quadra poliesportiva, manutenção do placar digital, reforma dos banheiros e vestiários. A reforma contou com a parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e com o apoio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Mestre Francisco há mais de 20 anos ensina, crianças, jovens e adultos o Jiu-Jitsu, ele foi um dos primeiros professores a utilizar o espaço e aproveitou para agradecer a prefeitura a revitalização do local. “Infraestrutura está maravilha, o ginásio é bom, estou aqui desde a inauguração, quando o ginásio inaugurou eu passei pra cá. Hoje agradeço a reforma, ficou muito bom mesmo”, disse.

Caio André relembrou seu tempo de competidor e salientou a importância da quadra não só para a comunidade em torno, como para toda a cidade de Manaus. “O Bergão, é um ginásio emblemático que já recebeu grandes competições estaduais, nacionais e até internacionais. A comunidade em torno abraçou o espaço, mas ele também atende toda a cidade”.

O vereador Capitão Carpê que também participou da entrega, parabenizou a prefeitura pela obra. “Apesar de ser atleta estou aqui como fiscalizador e fico feliz em ver o trabalho, zelo e cuidado que a Prefeitura de Manaus vem mostrando a cidade”.

Estrela Solitária

Ninimbergue dos Santos Guerra, mais conhecido como Berg Guerra, nasceu em 16 de março de 1963 e desde cedo se destacou no infantil do time suburbano Comercial, passou pelo juvenil do América, defendeu o Rio Negro ainda como juvenil, ao lado de Gilmar Popoca, chegando a titular. Jogou o Campeonato Brasileiro e, pela atuação que teve contra o Flamengo, cujo resultado foi 1×1, em 1982 chamou a atenção do Botafogo (RJ), que o contratou.

Berg jogou ainda pelo Americano (RJ), Athletico (PR), Cerro Portenho (Uruguai), América (SP) e outros times de primeira e segunda divisão do futebol brasileiro.

Meio-campista de extrema habilidade, o jogador amazonense destacou-se com a camisa do Botafogo nos anos 1980 e 90, sendo bicampeão carioca pelo clube, nos anos de 1989 e 1990.

Berg morreu precocemente no dia 11 de julho de 1996, no Rio de Janeiro, de parada cardíaca, enquanto jogava uma pelada na praia da Barra da Tijuca. O corpo do jogador veio para Manaus, onde foi velado no ginásio do Atlético Rio Negro Clube – clube que o revelou. O jogador era casado e deixou uma filha. Seu irmão, Uosley Guerra, adotou o apelido do jogador, e construiu uma sólida carreira como cantor de boleros e bregas, Berg Guerra.

Texto: Naira Nascimento – Dircom/CMM

Alternativa Sports, valorizando o esporte amazonense.

masterDestaquesDiversasO presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Manaus, o vereador Allan (PSC), juntamente com os vereadores Caio André (PSC) e Capitão Carpê (Republicanos), participaram da entrega do Centro de Esporte e Lazer (CEL) Ninimberg dos Santos Guerra, o “Bergão”, localizado no São Jorge, zona Oeste, totalmente...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.