Anzuela

O Softball foi inventado por George Hancock em 1887 nos Estados Unidos, que arranjou uma forma de se praticar o baseball em recintos desportivos cobertos. Foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos a partir de Barcelona 1992, até Pequim 2008.

O Softball é um esporte muito parecido com o beisebol, sendo as regras praticamente as mesmas. As principais diferenças entre o Softball e o beisebol são as dimensões da bola (maiores no Softball), as dimensões do campo (menor do que o de beisebol) e a duração do jogo (que é de sete entradas no Softball, em vez de nove).

Além disso, o lançamento no Softball é completamente diferente, tem de ser feito por baixo, junto à anca. Outras regras menos expressivas como o roubo de bases e a mecânica das substituições de jogadores também diferencia estas modalidades.

O objetivo do Softball, tal como o do beisebol, é marcar o maior número possível de pontos (“corridas”) para vencer o jogo.

Das regras definidas por Handcock, destaca-se, obviamente, as reduzidas dimensões do campo, a não obrigatoriedade do uso de luvas e máscara, e a importância da utilização de joelheiras pelos jogadores, em virtude do piso ser mais duro.

Los Chamos de Oriente

O esporte chegou em Manaus, através dos japoneses, com datas indefinidas, os jogos aconteciam no Campo da Colônia Japonesa, localizado na rua Waldemar Jardim Maués, 17 – Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

Há cerca de quatro anos morando em Manaus, o venezuelano Luís Faneite, profissional de educação física, juntamente com outros amigos, são praticantes de Softball, esporte muito desenvolvido e praticado em seu país.

Eles começaram jogando peladas aos domingos e a cada final de semana, mais pessoas passaram a participar das brincadeiras, entre eles alguns brasileiros. Luís lembra, que assim como o futebol no Brasil, o solftbol é uma paixão para o povo venezuelano, e muitos de seus compatriotas, que vieram para Manaus em busca de melhorias e oportunidades, aproveitavam o domingo, para rever os amigos e praticar o esporte.

Por isso, neste ano, o grupo de amigos resolveu criar uma liga, para realizar o primeiro campeonato de Softball no estado. A entidade recebeu o nome de ‘Liga de Softball Venenbras’ (LSVB), nome alusivo aos dois países.

E neste domingo, 25/10, terá início a primeira edição da Copa Natal de Softball Manaus 2020, o evento será realizado na Av. Nilton Lins, 4537, Flores, próximo ao posto Equador.

Os jogos terão início as 9h e transmissão ao Vivo pelo facebook

A competição está sendo organizada pela equipe Angelinos de Alvorada, será disputada em por doze equipes, divididas em dois grupos com seis equipes cada um.

As equipes jogam entre si em seus respectivos grupos, classificando-se as quatro melhores a fase seguinte, onde terá início a fase de mata-mata até sair o campeão.

No grupo (A) ficaram as seguintes equipes:

GUERREROS, LOS CHAMOS DE ORIENTE, TITANES, INDIOS DE AMAZONAS, ANGELINOS DE ALVORADA, TREM DE ARAGUA.

No grupo (B) estão:

NOVATOS, ANZUELA, LOS ORIENTALES, JUSEPIN, PIRATAS, CERVECEROS.

A primeira rodada terá os seguintes confrontos:

9h Guerreros X Los Chamos de Oriente
11h Novatos vs Anzuela
13h Los Orientales X Husein
15h Indios X titanes

Fica o convite para todos os nossos leitores, que queira conhecer o Softball, neste domingo a partir das 9h, na Av. Nilton Lins, 4537, Flores, próximo ao posto Equador, terá início a primeira edição da Copa Natal de Softball Manaus 2020, e todos estão convidados.

Rizoney Rocha;

Alternativa Sports, valorizando o esporte amazonense.

https://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2020/10/Angelinos-do-alvorada-1024x640.jpghttps://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2020/10/Angelinos-do-alvorada-150x150.jpgmasterDestaquesDiversasO Softball foi inventado por George Hancock em 1887 nos Estados Unidos, que arranjou uma forma de se praticar o baseball em recintos desportivos cobertos. Foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos a partir de Barcelona 1992, até Pequim 2008. O Softball é um esporte muito parecido com o beisebol,...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.