Foto: Lenny Peçanha

Carlos Rafael Reis Smith, 38 anos, natural de Itacoatiara, distante 240 km de Manaus, filho de dona Maria de Fátima Reis da Silva, criado na Colônia São José do Piquiá, pelos avós senhor Manoel Aparecido da Silva e dona Ana Reis da Silva (Falecidos), juntamente com os outros irmãos Mary Graça, Carlos Fagner, Carla Roberta, Carol Martins, Jean Michael, Giovane Silva, Jeana Silva, João Filho, Michel Silva.

Trabalhou na roça para ajudar no sustento da casa até os 19 anos, cursou a 4ª série do ensino fundamental na própria comunidade, a partir da 5ª série, foi estudar na cidade até concluir o ensino médio.

Rafael conta que sempre foi apaixonado por rádio, passava horas ensaiando no quarto ou na roça as locuções radiofônicas, impedidas pela timidez que sempre o acompanhou.

Outra grande paixão, era e continua sendo as imitações, em seu acervo, continham mais de cem imitações de animais ainda na época do interior, quando chegou à cidade grande, essa paixão foi interrompida, surgiram os problemas na arcada dentarias, que dificultavam executar os sons das aves fielmente.

Em 2001, Rafael deu um grande passo em sua carreira, finalmente iniciou os trabalhos em uma rádio, a rádio Comunitária Pedra Pintada FM 104,9, onde fez estágios em todas as áreas, ele queria absorver o máximo de conhecimento, para se tornar um profissional completo, muitas das vezes, saía da rádio depois da meia noite e para chegar em casa precisava de carona dos amigos que passavam pelo local, até chegar em sua comunidade, cerca de 30 km de distancia, onde seu avô estava esperando todo feliz, sabia que o neto estava realizando um sonho, e era o maior incentivador de Rafael.

No Studio de Áudio do amigo John Andrade, locutor da Rádio Cidade

Nesta época, começaram as imitações dos artistas da televisão, os personagens dos programas humorísticas, os desenhos animados caricatos. Foi neste período, que Rafael passou a se vestir como todos os conhecem hoje. O apresentador ‘Cowboy’

Cowboy conta que sempre gostou do personagem, e que na cidade, muitas das vezes era zoado pelos amigos, por sua vestimenta, calças apertadas, botas, cinturão e o tradicional chapéu, essa vestimenta era muito comum na roça, onde foi criado. Os amigos cantavam músicas country sempre que passava, extrovertido, ele dançava e brincava com todos.

Chegou o período de alistamento militar, e como no interior, é o sonho de todos os jovens, servir o exército brasileiro, para Cowboy não era diferente, no entanto, Cowboy serviu a Marinha do Brasil, aos 19 anos. Com isso, o agora soldado, mudou-se para a capital amazonense, para cumprir os deveres militar.

Aqui em Manaus, Cowboy conheceu sua primeira esposa, do matrimônio nasceu Khael Manuel Rodrigues Smith, hoje com 12 anos.  Por diversos problemas, com as dificuldades encontradas e a diferença entre Manaus e Itacoatiara, o relacionamento chegou ao fim depois de dez anos. Khael está morando com a mãe, na comunidade São Raimundo do Taracuá em Boa Vista Do Ramos interior do Amazonas.

Khael Manuel Rodrigues Smith

Depois do serviço militar, Cowboy trabalhou no centro da cidade em algumas lojas, fazendo comercial, trazendo as experiências obtidas nas rádios Pedra Pintadas FM, rádio Panorama FM e rádio Difusora do Amazonas, todas em Itacoatiara.

Nesse período, por falta de emprego fixo, Cowboy começou a trabalhar com vendas de CD e DVD, uma prática muito comum em Manaus em meados de 2008. Com o sucesso no novo empreendimento, entre 2009 e 2014, Cowboy comprou seu primeiro automóvel, um Gol, um veículo seminovo.

Em 2011 fez um curso profissionalizante na Fundação Rede amazônica, de locução de Rádio e TV, o estágio foi na rádio da própria emissora, a rádio Amazonas FM 101,5, o trabalho foi são bom que Cowboy foi convidado a participar do programa Paulo Chibata, ‘Nas Madrugadas’. Programa de Forró e Brega. Lá ele recebeu o apelido de Rafael Smith, o “amante da noite, ficando no programa até meados de 2014, um período onde ganhou muita experiência.

Em 2016 Cowboy conheceu uma nova esposa, desse novo relacionamento, as dificuldades com a Pandemia, os problemas financeiros desgastaram o casamento que chegou ao fim em 2021.

Cowboy resolveu vender seu carro em 2018 para investir em outro empreendimento, que eram as produções próprias de “Dindins”, que ele havia iniciado e os negócios estavam caminhando muito bem.

No entanto, o comprador do veículo não cumpriu o acordado, que seriam oito mil reais pela venda do automóvel, lhe pagando o valor de seis mil apenas, alegando que precisou fazer reparos e que o valor restante, seria abatido nessas manutenções.

Em 2018, Cowboy se tornou evangélico na Igreja Quadrangular, por está passando por dificuldades, em Deus encontrou a tranquilidade, a paz, o entendimento e discernimento que procurava para dar continuidade em seus objetivos.

‘Cowboy’ sendo batizado nas águas em 2018

“Eu estava perdido no meio de tudo o que aconteceu comigo até aquele momento, as coisas não andava, o desespero estava tomando conta de mim, não sabia mais o que fazer, de quem pedir orientações, todas essas respostas vieram, quando entreguei meu corpo e meu coração ao nosso senhor Jesus Cristo, sou batizado e hoje vivo uma vida dedicada aos ensinamentos de nosso senhor, em nenhum momento eu deixei de orar, de clamar, de louvar a Deus.”

As dificuldades financeiras continuaram, mas agora, Cowboy recebe ajuda dos amigos do tempo de Marinha do Brasil, outros irmãos da igreja, que colaboram com as despesas de água, luz e aluguel.

Cowboy faz parte de um grupo de Whatssap chamado ‘Bairro da Glória Notícias’, onde são abordados diversos temas referentes à comunidade, entre eles os acontecimentos de polícia.

Foi através deste grupo, que o presidente da Federação Amazonense de Taekwondo Profissional, mestre Rizoney Rocha, conheceu Cowboy e fez o convite para lança-lo como Announcer Oficial do evento nacional Amazon Combat de Taekwondo PRO, que aconteceria no dia 19 de setembro, no clube do ASA. A partir daí iniciou-se os treinamentos para o novo announcer amazonense.

No dia 19, Cowboy chegou ao evento vestindo suas roupas características, envergonhado assumiu os microfones do evento anunciando as lutas preliminares.

Cowboy Announcer Oficial do Amazon Combat

As 16h40 chegou momento mais aguardado, as lutas profissionais iriam começar, e Cowboy subiu ao centro do ringue, com todo o talento que Deus lhe deu e fez o seu primeiro anuncio de uma luta profissional, a disputa de cinturão da categoria máster.

E como já sabíamos Carlos Rafael Reis Smith, deu um show no comando e anunciou com maestria todas as disputas de cinturões do evento, inclusive as conquistas dos títulos brasileiros inédito para o Amazonas, conquistados pelos atletas Matheus Barbosa e Gabrielly Marat.

Cowboy agradeceu o convite para ser announcer Oficial do Amazon Combat e a todos os amigos e familiares que sempre o apoiaram

“Muito obrigado meu Deus todo poderoso, por esta oportunidade de está aqui, no centro deste ringue, para iniciar nessa nova caminhada, eu creio que foi apenas o começo de mais trabalhos que virão, nos próximos, com a graça do pai celestial estarei melhor. Obrigado mestre Rizoney pela oportunidade, sei da importância deste evento para o esporte e sei da grande responsabilidade que confiou em mim, muito obrigado a todos da Federação Amazonense, que me apoiaram e me incentivam nessa nova fase da minha vida, obrigado minha amiga Lenny Façanha, a primeira announcer feminina do UFC no Brasil, Obrigado minha mãe Maria de Fátima, meus irmãos Mary Graça, Carlos Fagner, Carla Roberta, Carol Martins, Jean Michael, Giovane Silva, Jeana Silva, João Filho, Michel Silva, obrigado Gilmar Couto pelo bate pronto na transmissão, gente, foi tudo ao vivo para todo o Brasil, através da Conexão Esportiva Amazonas e Gilmar Couto Oficial, a segunda edição acontecerá em dezembro e nós estaremos juntos novamente”.

O Amazon Combat de Taekwondo PRO entrou para história do esporte, foi o primeiro evento nacional da modalidade criada há um ano, houve quatro disputas de cinturão, sendo duas de campeão brasileiro, vencidas pelos amazonenses.

Apoiadores do evento Amazon Combat de Taekwondo

O presidente da Federação Amazonense de Taekwondo Profissional mestre Rizoney Rocha falou sobre o lançamento do Cowboy como Announcer Oficial do Amazon Combat de Taekwondo PRO

“Estou muito feliz com o trabalho apresentado pelo Rafael Smith, nosso Cowboy, eu sabia que ele daria um show dentro do ringue, e que seria uma das grandes atrações. As pessoas ficaram surpresa pois no Taekwondo tradicional não temos announcer, no entanto no Taekwondo profissional as coisas são diferentes, com o tom de voz forte, firme e marcante, os atletas subiram ao ringue com a adrenalina lá em cima, com tanta energia e entusiasmo colocados pelo nosso announcer oficial, apesar do nervosismo no começo, quando realmente chegou a horas das lutas profissionais, Cowboy mostrou que veio para ficar e deu um verdadeiro show em cima do ringue, parabéns”. Disse o presidente.

Alternativa Sports, valorizando o esporte amazonense

https://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2021/09/1-1-1024x671.jpeghttps://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2021/09/1-1-150x150.jpegmasterArtes MarciaisDestaquesDiversasCarlos Rafael Reis Smith, 38 anos, natural de Itacoatiara, distante 240 km de Manaus, filho de dona Maria de Fátima Reis da Silva, criado na Colônia São José do Piquiá, pelos avós senhor Manoel Aparecido da Silva e dona Ana Reis da Silva (Falecidos), juntamente com os outros irmãos...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.