Isaías é oito vezes campeão amazonense de Taekwondo

Isaias Rodrigues Pimentel é faixa preta de Taekwondo, vindo de uma família tradicional no esporte, sobrinho do mestre Moacir Pimentel, iniciou no Taekwondo no ano de 1997 na associação MAP, localizada no bairro Amazonino Mendes, na Zona Norte de Manaus.

Natural do município de Juruá, distante 672 km da capital amazonense, o casca grossa chegou a Manaus, ainda criança.

Entre seus principais feitos estão à participação em três campeonatos brasileiros, uma seletiva Pan-americana, oito vezes campeão amazonense e quatro vezes campeão do Eco Open Internacional.

Em 2004, professor Isaías Pimentel, retornou a sua cidade natal, Juruá, para implantar o Taekwondo, o projeto que teve o apoio da prefeitura na gestão do prefeito Tabira Ferreira, obteve grandes resultados.

Diversas crianças foram atendidas pelo projeto, que rendeu 18 medalhas para o município

O projeto durou oito anos e rendeu 18 medalhas para o município, entre os campeonatos Amazonenses e Eco Open Internacional, encerrado em 2012 por falta de apoio do poder público e privado, a distância até a capital, dificultava a vinda dos atletas para as competições, que em sua maioria, acontecem em Manaus.

“Meu sonho sempre foi formar faixa preta e retornar a minha cidade e começar a dar aulas de Taekwondo, e assim, criar novas oportunidades para as pessoas daqui, sabemos que o esporte é um grande aliado para saúde. Trabalha a coordenação física e motora, flexibilidade, equilíbrio e concentração. Promove a boa forma física, em detrimento do excesso de peso, e desenvolve a capacidade atlética. Desenvolve a capacidade de defesa pessoal; Desenvolve o espírito de grupo, através do treino com os colegas, e promove a disciplina”. Disse Isaías.

A partir de 2013, o professor tentou continuar com o projeto, no entanto, não encontrou apoio para dar continuidade. De acordo com ele, os maiores interessados eram as comunidades carentes, com grande dificuldade financeira, não sendo possível pagar uma mensalidade para auxiliar na estadia do professor no município, esse foi um dos grandes fatores para o fim do projeto.

Mesmo distante, Juruá se fazia presente nos principais eventos organizados pela FTKDAM

Segundo o professor, ele espera a sensibilidade da prefeitura, para reativar o projeto, muitos adolescentes estão ociosos por falta de atividades e o Taekwondo, atuava diretamente com esses jovens.

Neste ano, 2021, professor Isaías Pimentel foi até o município de Carauari que fica distante 788 km da capital, onde foi entregue um projeto de Taekwondo na prefeitura, que ficou de analisar a possibilidade da implantação da modalidade na cidade. O projeto pretende atender cerca de cem pessoas, entre crianças e adolescentes, nos períodos da manhã e tarde.

“Esse projeto pretende atender crianças a partir de cinco anos e vai até os adolescentes com 17 anos, se o aluno estudar pela manhã, ele poderá treinar a tarde e se estudar à tarde, poderá treinar pela manhã. Dessa forma, manteremos os alunos com ocupação durante um período de sua “folga”, evitando assim a ociosidade, o projeto já está na prefeitura, agora é esperarmos para ver se seremos contemplados, e a assim iniciarmos o trabalho o mais breve possível”. Concluiu o professor.

Isaías Pimentel está escalado  para competir na segunda edição do Amazon Combat de Taekwondo PRO, que irá acontecer em dezembro em local ainda não informado, o atleta deverá disputar o cinturão da categoria até 64 kg.

Isaías conquistou quatro vezes o Eco Open Internacional

O Taekwondo PRO é um novo sistema de competição com regras voltadas para o contato pleno, entre as grandes diferenças da modalidade tradicional, as disputas acontecem dentro de um ringue e o uso de socos no rosto são permitidos. Os atletas profissionais não utilizam as proteções convencionais e são contemplados financeiramente. O Amazonas é a maior referência na modalidade, com os dois primeiros campeões brasileiros profissionais da história, títulos conquistados no dia 19 de setembro pelos atletas, Matheus Barbosa e Gabrielly Marat da Amazonas Combat Team.

Alternativa Sports, valorizando o esporte amazonense

Rizoney Rocha.

https://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Image-2021-09-23-at-17.47.15-2-e1632664772848.jpeghttps://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Image-2021-09-23-at-17.47.15-2-e1632664772848-150x150.jpegmasterArtes MarciaisDestaquesIsaias Rodrigues Pimentel é faixa preta de Taekwondo, vindo de uma família tradicional no esporte, sobrinho do mestre Moacir Pimentel, iniciou no Taekwondo no ano de 1997 na associação MAP, localizada no bairro Amazonino Mendes, na Zona Norte de Manaus. Natural do município de Juruá, distante 672 km da capital...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.