Fundada em 04 de marco de 2016 vem buscando profissionalismo para disputar a elite do futebol amazonense em 2021

A ideia de criar um clube de futebol surgiu em referência a uma equipe que existia na comunidade, onde nasceu o atual presidente e fundador, o senhor Dario Melo, 48 anos, Engenheiro Florestal, Ambientalista e Tenente da Polícia Militar do Amazonas, em Costa do Itapará, município de Autazes-AM distante 112km da capital amazonense. Essa comunidade fica localizada a margem direita do Rio Amazonas, cerca de 30km antes da entrada do Rio Madeira, extrema entre Autazes e Itacoatiara-AM.

A equipe do Olímpico do Itapará ficou tão conhecida na região nas décadas de 60, 70 e 80 que chegou a jogar na cidade de Coari-AM.

O local dos jogos era realizado na comunidade onde tinha a equipe de futebol e uma sede onde ocorriam festas de Beiradão de Rio, hoje, já não existindo mais, devido ao êxodo rural.

Em 2014, com a entrada do presidente Dário Melo como vice-presidente na Associação ASSPBMAM (Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Amazonas), localizado no conjunto Beija-Flor, Centro-Oeste, onde tem um campo de futebol oficial, e paralelo ao evento da Copa do Mundo no Brasil, ressurgiu o sonho de antecipar a criação de uma equipe de futebol, o que previamente ocorreria somente em 2023, após aposentadoria da PM-AM

Várias gerações de adolescentes jogadores. LIBRADE 3 X 2 Bom de Bola (Manoa). Foto – 17/11/2018.

E assim no dia 04 de marco de 2016 foi fundado oficialmente a equipe do Clube Desportivo LIBRADE (Liderança, Iniciativa, Bravura, Responsabilidade, Ação, Desenvolvimento e Ecologia), com apoio de amigos, familiares e jogadores de futebol amador.

A equipe foi criada na inspiração sobre o Olímpico do Itapará que existia na comunidade, por sua vez criada na inspiração sobre o time do Olímpico Clube da Cidade de Manaus dos anos 60 e 70. De forma que a cor vermelha do LIBRADE, também remonta sua relação o clube de Manauara.

Uniforme, cores e mascotes da equipe

O Papagaio do Norte é o apelido do clube

A equipe assume a filosofia de trabalhar o futebol, propagando a filósofa da sustentabilidade. Uma vez que o presidente é Ambientalista – Engenheiro Florestal formado pela UFAM (Universidade do Amazonas).

Cores:

Quadricolor, porém usando três cores por vez.

Verde, Vermelho, Azul e Amarelo.

Dois mascotes:

O Papagaio da Amazônia e a uma Árvore.

Competições disputadas pela equipe do Librade.

  1. Campeonato do Clube dos Sargentos da PM;
  2. Peladão 2019
  3. Torneios pelo bairro da Cidade Nova

Estreia da equipe principal

Foto do primeiro jogo Oficial/amador da equipe – 06/04/2016. Campo da ASSPBMAM

O primeiro jogo oficial aconteceu no dia 06/04/2016 válido pelo Campeonato de Futebol Amador da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Amazonas, no empate por 0x0 sobre o Unidos do Beija Flor, vencido nos pênaltis por 3×2 posteriormente.

Equipe Máster:

Em agosto de 2016, foi implantado a equipe Máster, jogando no Campo do Núcleo 11 – Cidade Nova 2, participando dos campeonatos da Cidade Nova, fazendo belíssimas apresentações.

START para a abreviação das etapas em direção da profissionalização.

Em setembro de 2016 a equipe principal iria fazer um jogo, já na fase final classificatória, as 9h. Ocorrendo que dos 18 jogadores escalados para o jogo, somente 7 destes compareceram na hora da partida. Com isso o técnico foi obrigado a exercer a função de treinador e jogador da esquipe, o resultado final do jogo foi uma derrota por 8×0, o que desencadeou o start para abreviar os planejamos de evolução da equipe.

Com esse fato, a diretoria do clube resolveu renovar o elenco com novos jogadores, que acreditassem no trabalho e ideais do clube. O que fez a diretoria antecipar a implantação das categorias de base, desta forma, criar uma geração de jogadores dentro dos ideais, princípio, comprometimento, responsabilidade, foco e determinação do clube. Com formação técnica profissional dentro das idades Sub-15/17, Sub-19, e Sub-21, visando formar um plantel com jogadores formado na própria base da Equipe.

Desta forma a diretoria resolveu dissolver e suspender temporariamente as equipes principais e Máster em dezembro de 2016.

Implantação das categorias de base:

a) Bairro Monte das Oliveiras:

No novo planejamento, em março de 2017, foi fundado a equipe de Categoria de Base – Sub-13/15, com cerca de 20 adolescentes, no campo Arena do Monte – Bairro Monte das Oliveiras, com treinos somente aos sábados a partir das 14h às 17h, ficando nesse campo somente por 2 meses, ao perder a autorização de treino devido briga política na liga comunitária.

Implantação da Base Sub-13/15 no ano de 2017, foto Oficial – 03/06/2017 Campo da ASSPBMAM

b) Campo da Associação ASSPBMAM (Clube dos Sargentos da PMAM)

No dia 03 de junho de 2017, foi iniciado os treinos do Sub-13/15 com um grande evento de confraternização com a presença dos pais dos jogadores. Passando a ocorrer os treinos nos dias de sábados de 9h às 11h.

Em 2018, foi implantado o Sub-17/18. No Campo da associação ASSPBMAM, ficando até dezembro de 2018, quando o campo entrou em processo de manutenção.

c) Campo Arena do 11 – Bairro Cidade Nova:

Em março 2019 a equipe iniciou os treinando no campo Arena do 11, neste ano foi a estreia de alguns atletas com faixa etária entre 18 e 19 anos. Os treinos acontecem nos dias de terças e quintas-feiras das 15h às 17h.

Aproveitando alguns talentos da categoria de base uma nova equipe foi formada com jogadores do Sub-19. Essa nova equipe participou dos torneios da Cidade Nova e do tradicional ‘Peladão’, vencendo equipes tradicionais no estado Amazonas.

d) Retorno ao Campo da Associação ASSPBMAM:

Ocorreu em 25 de agosto de 2019, com uma nova geração de jogadores, captados pelas campanhas feitas através do Facebook, para atrair novos talentos a fazer seletivas para ingressar no elenco principal.

Jogo comemorativo/publicitário – Jogadores e filhos dos jogadores que jogavam na equipe do Olímpico (Costa do Itapará – Autazes-AM, origem da inspiração para criação da equipe do LIBRADE

Em fevereiro de 2020, iniciou uma nova fase na equipe, a incorporação de novos jogadores, vindos por campanhas de publicidade para participar de peneiras, ou, de outras equipes de base profissional, inclusive com passagens por Nacional, Holanda, Tarumã, Cliper entre outros. Pela vantagem de ter uma estrutura evoluída com novos equipamentos e grupo de treinadores, um campo de futebol com medidas oficial com gramado, piscina para fazer atividades de condicionamento físico profissional, aliada a prática esportiva.

Com esse trabalho de renovação, que ocorreu desde de o ano de 2016, cerca de 350 atletas já passaram pelo clube, seja, através de treinamentos ou seletivas, só neste ano, antes da paralisação em decorrência da Pandemia, mais de cem jovens participaram das peneiras para ingressar na equipe principal.

Para o ano de 2021 o clube pretende ingressar na elite do futebol amazonense, ainda em fase de legalização da situação jurídica, para depois filiar a FAF e disputar a série B do Barezão 2021.

Rizoney Rocha;

Alternativa Sports, valorizando o esporte amazonense.

https://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2020/06/198161c0-ac9b-413e-9c5f-caf1ca125b25.jpghttps://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2020/06/198161c0-ac9b-413e-9c5f-caf1ca125b25-150x150.jpgmasterDestaquesFutebol AmadorA ideia de criar um clube de futebol surgiu em referência a uma equipe que existia na comunidade, onde nasceu o atual presidente e fundador, o senhor Dario Melo, 48 anos, Engenheiro Florestal, Ambientalista e Tenente da Polícia Militar do Amazonas, em Costa do Itapará, município de Autazes-AM distante...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.