Amazonense 2019, a 103ª edição já está em jogo

O futebol começou há três semanas com os jogos dos estaduais em todo o Brasil. Para nós do Amazonas começou neste dia 2 de fevereiro, com a abertura envolvendo as equipes do Manaus FC e Sul América, no estádio Carlos Zamith, na zona Leste da cidade, com a vitória do Manaus por 2 a 1. No domingo a rodada teve mais dois jogos, onde a maior surpresa foi a derrota do Nacional para o Penarol de Itacoatiara, na Arena da Amazônia pelo mesmo placar do Carlos Zamith.

No outro jogo da rodada, lá em Manacapuru, o Rio Negro fez a sua estreia e foi goleado pelo clube local, o Princesa do Solimões pelo placar de 3 a 0. O time treinado por Marquinhos Piter teve duas chances no início do primeiro tempo em falhas individuais da zaga rionegrina e marcou dois gols que desestruturou o esquema de jogo do treinador José Ribamar, do ‘Clube da Praça da Saudade’.

O treinador do ‘Clube Barriga Preta’, sabe que tem que melhorar muito o time e a cabeça dos jogadores que saíram cabisbaixos do Gilbertão depois desse passeio do Princesa.

Já o Nacional do treinador Aderbal Lana entrou em campo determinado a pressionar o Penarol em busca do gol no primeiro tempo, mas a ânsia de fazer o gol, fez com que o clube azulino se descuidasse na defesa e oferecesse ao time de Itacoatiara a chance do contra-ataque, e o resultado foi o primeiro gol do ‘Leão da Velha Serpa’, aos 44 minutos com o gol do atacante Branco, por passagens em vários clubes do Amazonas.

As mudanças feitas no intervalo por Lana deram logo resultado com o gol de empate aos dez minutos, mas aos 29 minutos, o gol de Railson culminou com o primeiro triunfo fora de casa do Penarol que pega agora na segunda rodada, o líder Princesa do Solimões, no estádio Floro Mendonça, em Itacoatiara.

Fast e Iranduba ainda vão finalizar essa primeira rodada. Os times ainda vão se ajustar ao longo do campeonato e temos a certeza que teremos um bom campeonato tecnicamente falando. Esperamos que as rendas também sejam boas e compensem os esforços dos dirigentes dos clubes em seus investimentos.

Desde que o São Raimundo foi rebaixado da segunda divisão em 2006, o futebol amazonense vem passando por dificuldades. A falta de público gera prejuízos, para os clubes, os parceiros, para a imprensa esportiva que vive dos bons momentos patrocinados pelo esporte, pois se não tiver um bom motivo para ir aos estádios, aos ginásios, ou locais onde outras modalidades esportivas estejam sendo desenvolvidas. Mas o futebol ainda continua sendo o esporte de massa, e o que traz mais pessoas aos locais onde se pratica.

Os clubes amazonenses, nesse período de 13 anos depois desse rebaixamento do Tufão, não conseguiram subir para a Série C. Com excessão do América, que em 2010, chegou a ficar entre os semifinalistas, juntamente com o Guarany-CE, Madureira-RJ e o Araguaína-TO. Na verdade, o América foi mais além, eliminou o Madureira no Rio de Janeiro e jogaria a final contra o clube cearense quando foi denunciado por infringir o Artigo 254, do Código

Brasileiro de Justiça Desportiva, por escalar um atleta sem condições de jogo, pois um atleta que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ficou no banco contra o Madureira.

O América tinha o direito adquirido, e teria condições de disputar a terceira divisão em 2011. Mas por causa desse episódio, o time foi punido, excluído da competição, e sem patrocínio, fechou as portas. Nacional também ficou perto por duas vezes, o Manaus em 2018 também, mas nenhum deles chegou a subir de divisão. Quem sabe nesse ano. Quem sabe… (Continua na próxima edição),

* Eliomar Castro é jornalista, graduado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

https://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2019/02/CAPA-DE-COLUNISTAS-TEXTOS.jpghttps://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2019/02/CAPA-DE-COLUNISTAS-TEXTOS-150x150.jpgmasterUncategorizedAmazonense 2019, a 103ª edição já está em jogo O futebol começou há três semanas com os jogos dos estaduais em todo o Brasil. Para nós do Amazonas começou neste dia 2 de fevereiro, com a abertura envolvendo as equipes do Manaus FC e Sul América, no estádio Carlos Zamith,...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.