Liderados pelos faixas pretas Zartu Furtado e Gutembergson Rodrigues, o projeto atende cerca de 70 pessoas entre crianças, jovens e adultos, com apoio da secretaria municipal de esporte

O município de Barcelos, distante 401 km da capital amazonense, mostrou mais uma vez a força que tem no esporte de luta, no último dia 19 de setembro, na Agremiação de Subtenentes e Sargentos da Amazônia – ASA, localizado na Av. Coronel Teixeira, 2131 – Ponta Negra, os barcelenses conquistaram o terceiro lugar geral por equipes com participação de quatro estados brasileiros e três municípios amazonenses no primeiro evento oficial de Taekwondo Profissional do Brasil.

Por ser um evento inédito no Brasil, a Federação Amazonense de Taekwondo Profissional e Gilmar Couto oficial, firmaram uma parceria e o evento foi transmitido ao vivo para todo o mundo, através das plataformas digitas do Facebook da Conexão Esportiva Amazonas e o canal no Youtube Gilmar Couto Oficial, com milhares de visualizações e comentários, o evento vem recebendo críticas positivas e em dezembro acontecerá a segunda edição.  

Com o apoio da prefeitura municipal de Barcelos, na gestão do senhor Edson Mendes, através da secretária de Esportes Delzineia de Lima Mota, Gaditas Taekwondo Clube desembarcou em Manaus e fez história no cenário nacional.

Cinco atletas entraram em ação liderados pelo professor Zartu Furtado, faixa preta e um dos idealizadores do projeto, que vem resgatando a história do Taekwondo no município.

Dayanna dos Santos de 15 anos entrou para história, ao realizar a primeira luta oficial da modalidade em solo brasileiro, a barcelense teve pela frente a multicampeã amazonense Maria Luísa da Amazonas Combat Team, uma das mais tradicionais academias do Amazonas.

Dayanna dos Santos ao lado do presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo PRO Grão mestre Carlos Soares, mestra Sandra Soares e professor Zartu Furtado

As duas atletas travaram uma verdadeira “guerra” dentro do ringue, pela primeira vez foi utilizado em uma competição de Taekwondo. A luta durou três rounds de muita ação, golpes contundentes e delírios da torcida presente.

Grão mestre e presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo PRO, Carlos Soares, falou sobre essa primeira disputa na modalidade.

“Estou impressionado com esse combate, que coisa linda, duas amazonenses com um nível técnico excelente, e são duas crianças, o Amazonas está de parabéns, com todo certeza, essa que é a primeira luta realizada no Brasil, já entrou para história como uma das mais disputadas, equilíbrio total entre as atletas, já vi que a arbitragem deste evento terá muito trabalho, os atletas estão com um nível técnico muito elevado”. Disse o presidente.

Ao final do terceiro round a vitória foi para a experiente atleta de Manaus, e Dayanne dos Santos conquistou o segundo lugar, muito feliz a atleta comentou sobre sua primeira vez dentro de um ringue participando de uma competição.

“Estou muito feliz com minha luta, realmente foi uma luta difícil, a Maria Luísa é muito experiente e está de parabéns. Essa foi a primeira vez que participei de uma competição, e pode ter certeza que retornarei outras vezes e mais preparada. Obrigado seu Edson, obrigada Delzineia e a todos que colaboraram para estarmos aqui hoje representando nosso município, parabéns a Federação que organizou esse evento, está tudo muito lindo”. Concluiu a atleta emocionada.

A secretária Delzineia Mota comentou sobre o apoio que a prefeitura vem dando ao esporte do município desde a primeira gestão.

Atletas de Barcelos buscam visibilidade no Amazon Combat Taekwondo em Manaus
a Secretária da Semjel, Deusa Mota foi acompanhar pessoalmente os atleta barcelense no Barco Vencedor com destino à Manaus para a Competição

“O prefeito Edson Mendes apoia e incentiva o esporte também em competições fora do município desde a primeira gestão, acredito que quanto mais apoiarmos o esporte e os nossos atletas, melhores resultados teremos, e os nossos jovens terão grandes exemplos a seguir. Nossa cidade agradece”. finaliza  Deusa Mota.

Professor Zartu Furtado agradeceu ao apoio recebido pela prefeitura Municipal de Barcelos e a Federação Amazonense de Taekwondo Profissional

“Gostaria de agradecerr a nossa prefeitura pelo grande apoio e a nossa secretária de Juventude Esporte e Lazer, senhora Delzineia de Lima Mota, aos comerciantes Mercadinho Lacerda, Loja do Didi, Loja da Neta, Bia Capão Designer de Unhas, Mercadinho Casa do Pinto, Moda VLG, professora Márcia Cristina e dona Lurdes, seu José do barco Vencedor, continuaremos nos dedicando cada vez mais para que possamos aperfeiçoar nossas técnicas e trazer muitas conquista para cidade de Barcelos, parabenizo ao Mestre Rizoney Rocha, nosso professor e presidente da federação amazonense de Taekwondo Profissional pela organização do evento e pela seriedade que vem tratando com a modalidade e o apoio as associações filiadas, com toda certeza, hoje estamos entre os melhores estados do Brasil”. Disse o professor.

Professor Zartu Furtado líder da equipe dos Gaditas Taekwondo Clube, terceiros colocados por equipes no Amazon Combat

O Taekwondo em Barcelos terá um evento ainda este mês, será organizado apresentações para a comunidade, técnicas de combates, poonsae, quebramentos e defesa pessoal estão na programação com data a definir e claro a apresentação do cinturão conquistado no dia 19 de setembro no Amazon Combat.

Alternativa Sports, valorizando o esporte amazonense

https://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2021/09/z4-1024x639.jpghttps://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2021/09/z4-150x150.jpgmasterArtes MarciaisDestaquesO município de Barcelos, distante 401 km da capital amazonense, mostrou mais uma vez a força que tem no esporte de luta, no último dia 19 de setembro, na Agremiação de Subtenentes e Sargentos da Amazônia – ASA, localizado na Av. Coronel Teixeira, 2131 - Ponta Negra, os barcelenses...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.