Foto da Internet

O Brasil é um país com uma forte cultura desportiva. O futebol, por exemplo, é uma verdadeira paixão nacional, despertando o interesse de meninos e meninas desde muito cedo. Além disso, outras modalidades vêm ganhando a atenção dos pequenos, dos esportes coletivos até os individuais. E, com eles, a necessidade de investir na formação de atletas mirins.

Você sabe qual é o papel dos pais nessa jornada? Fique conosco até o final deste post e compreenda como você pode dar suporte e garantir a segurança dos seus filhos enquanto eles buscam seu desenvolvimento e a realização dos seus sonhos no esporte. Aproveite a leitura!

Qual é a importância do envolvimento dos pais?

O esporte é largamente conhecido por auxiliar no desenvolvimento de crianças e adolescentes, por incentivar o espírito de equipe, a ética e a boa conduta. No entanto, para que uma criança tenha uma jornada saudável nessa área, é preciso tomar algumas precauções.

Incentivar e apoiar os filhos nas suas escolhas é algo que qualquer pai ou mãe carrega consigo. No entanto, não se trata só disso. No esporte, quem decide seguir carreira precisa de dedicação, comprometimento e disciplina, não importa a idade. Por isso, o papel dos pais é ainda mais relevante.

Quando se trata de crianças, é importante salientar que a linha entre diversão e exploração no esporte é muito tênue. Por isso, cabe aos pais a gestão da carreira e o equilíbrio entre as atividades do menor. Pertence a eles a responsabilidade de assegurar que o aprendizado e desenvolvimento dos filhos seja prazeroso e adequado para a sua idade.

É importante que os pais sejam incentivadores dos seus filhos, que participem da rotina de treinos e que ajudem a identificar as melhores oportunidades.

Foto da Internet

Quais são as responsabilidades dos pais na formação de atletas mirins?

Você já entendeu o quanto é importante se manter presente e participativo nessa missão. Agora, descubra quais são as suas responsabilidades específicas como pai ou mãe em relação ao desenvolvimento e a formação de atletas mirins.

Buscar profissionais credenciados

Se a prática de esportes ocorre por lazer, o credenciamento não é uma necessidade. Mas, se você e seu filho encaram isso como uma oportunidade profissional, é melhor procurar por preparadores credenciados. Escolher o melhor treinador depende de um processo de triagem rigoroso, que você precisa estabelecer.

Sempre que surgir um olheiro, procure saber se a sua equipe é credenciada, seja pela Fifa ou pela Academia Brasileira de Treinadores, por exemplo. Também é importante ficar atento para golpes e fraudes, portanto, lembre-se de pesquisar bastante e peça a ajuda de alguém da área para garantir a segurança do seu filho.

Analisar o centro de treinamento

Depois dos primeiros contatos com o profissional que está interessado pela carreira do seu filho, ele ainda precisará passar por testes e mais testes. Assim, você deverá acompanhá-lo ao centro de treinamento e checar a sua infraestrutura.

Lembre-se que cuidado nunca é demais quando o objetivo é garantir a proteção das crianças. Portanto, peça para checar os alvarás de funcionamento do espaço, dê uma boa olhada nos equipamentos de treino, nas acomodações (se houver) e qualquer outro detalhe que demonstre que o local é seguro. Se o centro de treinamento for sério e comprometido, não se importará de fazer essa checagem com você.

Avaliar os meios de transporte

O transporte também é um passo importante a ser checado pelos pais ao encaminharem os filhos para um centro de treinamento. Quando as equipes participam de campeonatos e torneios, precisam ser deslocadas do CT para o local da competição, seja na mesma cidade ou em uma cidade vizinha.

Certifique-se de que esses transportes são seguros, que os veículos estejam em bom estado e que a equipe cobre das crianças as medidas de proteção, como o uso do cinto de segurança, por exemplo. Apesar de não estar dentro da estrutura da organização, as crianças estão sob responsabilidade dela, portanto, cobre zelo.

Evitar o excesso de treinamento

Quando o treinamento é excessivo e as cobranças massivas, o esporte deixa facilmente de ser algo prazeroso para ser uma verdadeira tortura. Crianças precisam brincar, ter um bom desempenho escolar e um tempo de qualidade com a família. Por isso, sempre que alguma dessas áreas deixa a desejar é sinal de que os treinos estão tomando muito espaço.

A criança pode sofrer muitos malefícios com isso, desde os danos que o excesso de atividade física pode causar até distúrbios psicológicos pela pressão e cobrança exacerbadas. O esporte deve ser encarado como um estilo de vida e um instrumento educativo, nunca como uma obrigação.

Impedir a exploração de atletas mirins

Foto da Internet

Muitas crianças têm o sonho de se tornar atletas profissionais. Em nome disso, acabam se submetendo a situações de verdadeiro abuso e exploração, como o trabalho excessivo e más condições de acomodação. É responsabilidade dos pais ficar de olho e denunciar qualquer atividade suspeita.

Quando as crianças são privadas de ter contato com a família, têm seu desempenho educacional lesado ou não possuem a formalização do contrato como atleta, deve ser acionado o Ministério Público do Trabalho, a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes ou qualquer outro órgão responsável na sua região.

Escolher a melhor oferta

Entre as boas opções, livres de exploração e com boa infraestrutura, é preciso escolher aquela que melhor se encaixa na formação de atletas mirins. Ninguém melhor do que os pais para avaliar o que será mais benéfico para seus filhos. A escolha da melhor oferta não pode ser feita com base na empolgação dos pequenos.

Por isso, busque avaliar o que cada instituição oferece, o plano de desenvolvimento que ofertam, quais são as vantagens de cada um e, é claro, como a rotina de treinamento se encaixa no dia a dia da criança. Lembre-se sempre de buscar pelo equilíbrio entre disciplina, diversão e tempo livre.

Como você viu, iniciar um filho na carreira esportiva pode exigir alguns cuidados. Existem muitos riscos e, por isso, é importante ficar de olho. No entanto, é possível encontrar instituições sérias e com bons planos de formação de atletas. Você só precisa estar atento.

Fonte: https://blog.unisportbrasil.com.br

https://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2020/03/criancas-exercicio-680x365-1.jpghttps://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2020/03/criancas-exercicio-680x365-1-150x150.jpgmasterDestaquesDiversasO Brasil é um país com uma forte cultura desportiva. O futebol, por exemplo, é uma verdadeira paixão nacional, despertando o interesse de meninos e meninas desde muito cedo. Além disso, outras modalidades vêm ganhando a atenção dos pequenos, dos esportes coletivos até os individuais. E, com eles, a...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.