Foto: Matheus Barbosa

Aconteceu neste sábado (8) o exame de graduação para novos faixas pretas da Amazonas Combat Team (A.C.T / Barcelos), no Clube do ASA, localizado na AV. São Jorge, 650 – São Jorge, zona Oeste de Manaus.

No período da manhã os atletas participaram da avaliação prática, executando as técnicas de bases, socos, chutes e defesa pessoal (Maki, Kon Kiok, Bal Ki Sull e Kibon Donjak) e no período da tarde foram realizados os quebramentos de telhas e os combates (Kiopa e Kiorugui).

Os candidatos a faixa preta Wellyngton Marat e Leandro Anhês foram avaliados por uma comissão formada pelo Grão-Mestre Raimundo Gomes, 8º Dan, diretor de Artes Maciais da CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo) e maior referência da modalidade na região Norte, e os Mestre Claudionor Ferreira e Alexandre Gomes.

Na abertura do evento Grão-Mestre Raimundo Gomes salientou a importância da prática das Artes Marciais na vida dos atletas, iniciada ainda na fase adolescente.

“Primeiramente gostaria de salientar a importância da Arte Marcial na vida desses dois jovens candidatos a faixa preta no dia de hoje, eles que iniciaram a prática esportiva ainda na adolescência, no município de Barcelos, assim como todos que representam a A.C.T no cenário estadual e nacional. A prática das artes marciais por adolescente torna-se uma aliada para assegurar o seu equilíbrio físico e mental, podendo, também, melhorar suas relações sociais, tornando-as mais harmônicas, aumentando os vínculos sociais nelas presentes. Além disso, proporciona um maior respeito por parte das pessoas mais experientes, devido ao aprendizado que eles têm na relação entre aluno e mestre, presente nas artes marciais”.

Para o professor Rizoney Rocha, este exame de faixas se tornou especial por envolver um trabalho crescente e revelar que os alunos desempenham cada vez mais seu nível técnico e sua conduta.

“Os alunos tiveram excelente desempenho na execução de golpes, quebramento de telhas e na luta, cumprindo todos os requisitos necessários para serem aprovados a próxima faixa, este exame de faixas se tornou especial por envolver um trabalho crescente e revelar que os alunos desempenham cada vez mais seu nível técnico e sua conduta. Os alunos tiveram excelente desempenho na execução de golpes, quebramento de telhas e na luta, cumprindo todos os requisitos necessários para serem aprovados para a próxima faixa, onde de fato, iniciará o aprendizado”. Disse.

 

Wellyngton Marat, destacou a persistência em busca do sonho de chegar na graduação máxima da modalidade.

“Estou muito feliz no dia de hoje. Tudo começou na adolescência, depois passou para a fase adulto e hoje posso bater no peito e dizer que eu consegui. Foi muito difícil o exame de faixa, treinamos bastante no início do ano e tivemos que parar por quatro meses devida a Pandemia, mas graças a Deus, retornamos e hoje estamos aqui, realizando este sonho. Obrigado professor Rizoney por cada segundo que o senhor passou ao nosso lado, nos ensinando a ser pessoas de bem, de caráter e por nos ajudar sempre que precisamos, em qualquer situação, lhe admiro e respeito sua história dentro deste esporte que amo e obrigado a todos os avaliadores presentes”.

Para Leandro Anhês, uma nova história começa em sua vida, novas responsabilidades e conquistas.

“Faixa preta, finalmente chegou o grande dia, tantos anos, tantos sonhos e hoje posso dizer que estou dando um passo importante em minha vida. Como o professor Rizoney fala sempre, na faixa preta que começa o nosso verdadeiro aprendizado, novas responsabilidade, agora somos referência em nosso município, e precisamos dar exemplo, não é só uma faixa nova, a faixa preta representa o começo, o início da jornada sem fim de disciplina, trabalho e a busca por um padrão cada vez mais alto”. Concluiu o atleta.

Além do exame para faixa preta os atletas Rodney Pinheiro, destaque de 2019 e Agerlylson Rodrigues, revelação do ano, foram promovidos ao 6º Gub, faixa verde.

O resultado oficial do exame de graduação sairá na próxima segunda-feira, nas redes da FTKDAM (Federação de Taekwondo do Estado do Amazonas) e a cerimônia de entrega de faixa está marcada para o dia 16 de agosto, no Clube do ASA.

Rizoney Rocha.

Alternativa Sports, valorizando o esporte amazonense.

https://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2020/08/7a537742-f705-4720-a45d-ef6915ab0587-e1596934491109-1024x669.jpghttps://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2020/08/7a537742-f705-4720-a45d-ef6915ab0587-e1596934491109-150x150.jpgmasterArtes MarciaisDestaquesEsportes OlímpicosAconteceu neste sábado (8) o exame de graduação para novos faixas pretas da Amazonas Combat Team (A.C.T / Barcelos), no Clube do ASA, localizado na AV. São Jorge, 650 – São Jorge, zona Oeste de Manaus. No período da manhã os atletas participaram da avaliação prática, executando as técnicas de...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.