Aconteceu no último domingo (29) no Centro Estadual de Convivência do Idoso, localizado na rua Wilkens de Matos s/n, Aparecida zona Sul de Manaus, o 18º Eco Open Internacional de Taekwondo.

Grão-Mestre Raimundo Gomes, diretor de artes marciais da CBTKD entre as autoridades do evento

O evento teve início às 10h30min, com as categorias Mirim e Infantil, a abertura oficial aconteceu às 12h30min, seguida das lutas nas categorias Juvenil e Adulto.

A partir das 15h, teve início a categoria adulto faixa preta, o evento chancelado pelo CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo), serviu como seletiva para a Copa do Brasil que acontece este ano no mês de novembro.

Durante a abertura do evento a presidente da FTKDAM (Federação de Taekwondo do Amazonas), professora Ítala Rodrigues, ressaltou a importância do evento para o calendário da federação e a participação do estado no último campeonato brasileiro realizado no mês de agosto, no Rio de Janeiro.

Presidente da FTKDAM, professora Ítala Rodrigues ao lado dos atletas João Victor e Natália Carolina, na abertura oficial da competição

“Primeiramente gostaria de agradecer a Deus pela realização de mais esse grande evento para o nosso Taekwondo, agradecer ao Grão-Mestre Raimundo Gomes, que está aqui representando a CBTKD, agradecer aos pais e aos nossos atletas. O Eco Open é seletivo para a Copa do Brasil deste ano, tenho certeza que nossos atletas darão o melhor de si, para conquistar a vaga e representar o estado neste grande evento. Gostaria de parabenizar os atletas João Victor e Natália Caroline, pelo excelente desempenho no Supercampeonato Brasileiro, ambos conquistaram a medalha de bronze, obrigado de coração a esses atletas e aos pais desses atletas, fizemos a melhor campanha da história em uma edição de campeonato brasileiro, muito obrigado”. Disse a presidente.

Para o Grão-Mestre Raimundo Gomes, diretor de artes marciais da CBTKD, o evento teve um ótimo nível técnico, e parabenizou a FTKDAM pela organização do campeonato.

Grão-Mestre Raimundo Gomes, Natália Carolina, João Victor e o vice-presidente da FTKDAM, mestre Claudionor Ferreira

“O evento foi dentro das expectativas da Federação, no tocante ao número de participantes, nos últimos cinco anos tem havido uma queda no número de competidores, devido às crises e também pela disponibilidade maior no número de outras atividades, seja de luta ou atividades cotidianas vividas pelos jovens dessa geração, como a Internet, por exemplo. Mas vale ressaltar que perdemos em quantidade, mais ganhamos em excelência com os atletas de alto nível. Gostaria de agradecer aos atletas vindos de Rondônia, a presença de atletas de outros estados, sempre valoriza o evento, eles se saíram muito bem, pois, dois medalharam em primeiro lugar. Parabéns a FTKDAM pela organização do evento, com grandes lutas e um ótimo público.

Um dos grandes momentos do evento foi a vitória do atleta Peron Bastos, da Associação Lira. O atleta que é venezuelano, foi campeão na categoria Cadete até 21 anos. Rodney Lira, professor, disse que o atleta é um dos mais assíduos nos treinamentos e a evolução dele acontece a cada dia.

Professor Rodney Lira ao lado do atleta venezuelano Peron Bastos, campeão na categoria cadete masculino até 21 anos

“Dedicado, obediente e disciplinado, Peron tem um grande futuro no esporte, ele evolui a cada dia, apesar do pouco tempo de treino, ele vem se destacando nas competições que participa, a presença dele, no evento, foi uma grande vitória para ele, por tudo que passou em sua vida. Hoje, ele representou não só a nossa associação, representou seu País, que sempre foi muito forte no Taekwondo”.

Uma das lutas mais aguardada do Eco Open, foi entre os selecionáveis, Alexandre Dantas (Gomes Clube das Lutas) e Raí Farias (Associação Maquiné).

Raí Farias ao lado do seu professor Alair Maquiné, campeão na categoria adulto faixa preta até 63 kg e vaga garantida para a Copa do Brasil em novembro deste ano

O confronto entre os representantes amazonenses no último campeonato brasileiro de Taekwondo foi muito equilibrado, com variações de golpes e pontos no placar, a luta terminou com um empate por 23 a 23, sendo decidida no golden point, e com um ataque certeiro o atleta da Associação Maquiné, Raí Farias, conquistou a vitória e o título da categoria adulto faixa preta até 63 kg.

A classificação geral por equipe ficou na seguinte ordem:

Filiadas:

1º Lugar: Associação MAP de Taekwondo

2º Lugar: Associação Impacto de Taekwondo

3º Lugar: Gomes Clube das Lutas

Vinculadas

1º Lugar: Associação Solimões de Taekwondo

2º Lugar: Associação Lira de Taekwondo

3º Lugar: Associação Maquiné de Taekwondo

Rizoney Rocha.

Alternativa Sports, valorizando o esporte amazonense.

https://i2.wp.com/www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2019/09/Image04.jpg?fit=1024%2C576&ssl=1https://i2.wp.com/www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2019/09/Image04.jpg?resize=150%2C150&ssl=1masterArtes MarciaisDestaquesEsportes OlímpicosAconteceu no último domingo (29) no Centro Estadual de Convivência do Idoso, localizado na rua Wilkens de Matos s/n, Aparecida zona Sul de Manaus, o 18º Eco Open Internacional de Taekwondo. O evento teve início às 10h30min, com as categorias Mirim e Infantil, a abertura oficial aconteceu às 12h30min, seguida...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.