Nome: Centro de Desenvolvimento Comunitário Manicoré

Alcunhas: Bacurau do Madeira, Gigante do Madeira
 
Torcedor/Adepto: Cedecênse
 
Mascote: Bacurau
 
Fundação: 30 de maio de 2007
 
Localização: Manicoré – AM
 
Mando de Jogo: Estádio Silvia Blante de Oliveira
 
Capacidade (mando): 3.500 Pessoas
 
Presidente: Roberto de Oliveira Soares.
 
Técnico:
 
Patrocinador: Prefeitura de Manicoré
 
Títulos:  
  • Copa dos Rios (2007)
  • Campeonato Amazonense 2ª Divisão (2011)
  • Taça FAF (2011)
CDC foi fundado a partir da seleção municipal campeã da Copa dos Rios em 2007, e com a decisão da Federação Amazonense de Futebol de realizar novamente, depois de mais de 40 anos, a segunda divisão estadual, o clube se tornou profissional.
 
O clube se tornou clube profissional em 2007, botando Manicoré no mapa do futebol profissional amazonense, tornando-a também a única cidade da Região do Rio Madeira a ter um clube profissional. O clube disputou Série B de 2007 e terminou com um 4º lugar entre 7 clubes, não conseguindo o acesso.
 
Participando novamente em 2008, ficou com o 3º lugar na segunda divisão estadual e conseguiu o acesso inédito a Série A do Campeonato Amazonense, beneficiado pela desistência do CEPE Iranduba de disputar a 1ª divisão do ano seguinte.
 
Já na elite do futebol amazonense em 2009, chegou a brigar contra o rebaixamento à Série B amazonense de 2010, escapando na última rodada do segundo turno, ao final ficando com a 8º colocação entre 10 times, com 13 pontos ganhos.
 
Em 2010, voltou a brigar contra o descenso, mas nesta edição não houve escapatória para o “Bacurau”, que foi rebaixado para a Série B amazonense de 2011, ficando na 9º colocação entre 10 times, com 13 pontos ganhos.
 
Hino do Clube
 
Gigante do Madeira! 
Manicoré! Pilastra forte, raça, amor e fidalguia 
Manicoré! representas o teu povo o dia a dia 
Manicoré! Sombolizas a nossa união 
No Rio Madeira tremula a bandeira 
Do Bacurau nosso eterno campeão 
Em amarelo , azul e branco e o vermelho 
Nata viva desse chão. 
Vamos cantar e exaltar nosso clube nesse dia 
Vamos lutar e preliar no gramado com alegria 
Sempre virá nossa vitória custe o que custar 
Somos guerreiros preparados para o combate 
Manicoré ó gigante campeão 
Valorizamos tuas conquistas sempre empenhando 
A nossa força e a razão 
Lembrando teu passado de glórias 
Lembrando os fatos da tua história 
Despertas esse grito da garganta 
Centro de Desenvolvimento Comunitário Manicoré 
Estrelas flamejantes a brilhar 
No Amazonas és tão nobre e popular
 
Autor: Daniel Sales
 
Fonte: FAF
masterUncategorizedNome: Centro de Desenvolvimento Comunitário Manicoré Alcunhas: Bacurau do Madeira, Gigante do Madeira   Torcedor/Adepto: Cedecênse   Mascote: Bacurau   Fundação: 30 de maio de 2007   Localização: Manicoré - AM   Mando de Jogo: Estádio Silvia Blante de Oliveira   Capacidade (mando): 3.500 Pessoas   Presidente: Roberto de Oliveira Soares.   Técnico:   Patrocinador: Prefeitura de Manicoré   Títulos:   Copa dos Rios (2007) Campeonato Amazonense 2ª Divisão (2011) Taça FAF (2011) O CDC foi fundado a partir da seleção municipal campeã da Copa dos Rios em...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.