Primeiros Faixas Pretas de Pró-Taekwondo do Amazonas

Amazonas Combat Team – A.C.T / realizou nesta segunda-feira dia 10 de agosto, a cerimônia de entrega de faixa para os primeiros Faixas Pretas de  Pró-Taekwondo Brasil do Estado do Amazonas, o evento foi organizado pelo Diretor Técnico e Arbitral da Liga Nacional de Pró-Taekwondo Brasil, mestre Rizoney Rocha.

O evento foi realizado na sede da associação na  Av. Coronel Teixeira, 2.131 – Compensa I, contou com a presença dos formandos e familiares dos atletas.

O Pró-Taekwondo Brasil, assim como a grande maioria das artes marciais modernas, utiliza-se de um sistema de faixas coloridas para determinar a graduação de seus alunos. Esse sistema de graduação, é utilizados pelas artes marciais em todo o mundo.

O Taekwondo, arte marcial coreana, foi trazido ao Brasil no ano de 1970, na cidade de São Paulo, através do grão mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation. Cumprindo a missão a ele confiada, foi fundada a primeira academia de Taekwondo no Brasil, em 08 de agosto de 1970, a atual Academia Liberdade, no bairro da Liberdade em São Paulo. A sua fundação deu-se frente a diversas dificuldades, as principais foram o idioma português, a forma verbal da comunicação, e os hábitos e costumes do povo brasileiro (KIM,1995).

O Pró-Taekwondo Brasil, é um novo sistema criado pelo Grão-Mestre Josival Aguiar, 9° Dan, presidente da Liga Nacional de Pró-Taekwondo Brasil, juntamente com outros mestres de Taekwondo brasileiro, com um sistema novo de competição, voltado inteiramente para as disputas profissionais de contato pleno.

As competições acontecem dentro de um cage ou ringue com regras especificas, lembrando os grandes eventos de MMA espalhados pelo mundo, o campeão fatura um cinturão e uma bolsa em dinheiro.

Nas lutas de Pró-Taekwondo Brasil, a vestimenta dos atletas profissionais são shorts, luvas de 8 Oz e protetores bucal e genital, nos golpes podem ser desferidos todos os tipos de chutes a partir das pernas, valendo socos no rosto, além das projeções e quedas. Um detalhe importante nas regras e que diferencia o Pró-Taekwondo Brasil do MMA é que na luta de solo não valem golpes como chutes e socos, somente finalizações, com isso um atleta de Pró-Taekwondo Brasil, precisa está pronto para as lutas de trocação como Muay Thai ou Kickboxing e lutas de solo como o Judô, Jiu-Jitsu ou Luta Livre.  

Grão-Mestre Josival Aguiar falou sobre a criação do novo sistema de Pró-Taekwondo e a receptividade dos professores e mestres do Brasil

“A ideia de criar um novo sistema de treinamento  surgiu há quatro anos, ao perceber que o Taekwondo não tinha mas eficiência como defesa pessoal, nos principais centros do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, os professores e mestres são inteiramente voltados para o Taekwondo desportivo, e com as mudanças nas regras, vi que a luta marcial estava ficando de lado. Daí resolvi que estava na hora de mudar e criamos esse novo sistema, onde a parte esportiva é de contato pleno, podendo desferir os mais variados golpes, e mostrar que o Taekwondo sabe utilizar além dos pés, as mãos e as técnicas de quedas, projeções e finalização. Hoje o Pró-Taekwondo encontra-se em 14 estados brasileiro e nos países da Argentina, Chile, Venezuela, Estados Unidos e Rússia, aqui no Brasil a receptividade está sendo ótima”. Concluiu.

Confira a lista dos professores de Pró-Taekwondo oficiais que receberam seus certificados de graduação.

  • Dhiego Paiva
  • Edgar Magalhães
  • José Alberto Pinheiro
  • Thaise Gandra
  • Leandro Anhês
  • Magno Raposo
  • Adriel Palheta
  • Wellyngton Marat
  • Raimundo Nonato

Quem estiver interessado em fazer parte do Pró-Taekwondo Brasil, no estado do Amazonas deve entrar em contato através do telefone (92) 9 9183-8257.

Rizoney Rocha;

Alternativa Sports, valorizando o esporte amazonense.

https://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2020/08/IMG-20200811-WA0039.jpghttps://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2020/08/IMG-20200811-WA0039-150x150.jpgmasterArtes MarciaisDestaquesUncategorizedAmazonas Combat Team – A.C.T / realizou nesta segunda-feira dia 10 de agosto, a cerimônia de entrega de faixa para os primeiros Faixas Pretas de  Pró-Taekwondo Brasil do Estado do Amazonas, o evento foi organizado pelo Diretor Técnico e Arbitral da Liga Nacional de Pró-Taekwondo Brasil, mestre Rizoney Rocha. O...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.