Foi nesta data, há 45 anos, morria o mestre Bimba, uma lenda da Capoeira brasileira, no dia 5 de fevereiro de 1974, em Goiânia, aos 73 anos

Baiano de nascimento, Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba foi responsável por uma renovação na história da capoeira ao introduzir elementos de Boxe e do Jiu-Jitsu na coreografia da Capoeira. Bimba criou seu estilo próprio de Capoeira, introduzindo golpes mais agressivos de lutas estrangeiras.

Ele montou uma academia para ensinar a sua arte aos filhos da classe média. Também estabeleceu regras que seguiu com rigor como uso de uniforme, aplicação de exames, realização de formatura e entrega de diploma e medalha.

O mestre Bimba foi para Goiânia, a convite do seu aluno Osvaldo de Souza, que prometeu muitas vantagens ao mestre, pegando este num momento de fraqueza e de decepção com a Bahia.

Acompanhado de duas famílias, vinte e três pessoas ao todo, chegou lá e foi uma decepção total. O dinheiro era escasso e não dava para nada. Dona Nair, sua esposa dizia que o Mestre Bimba fora enganado, e não voltava porque era muito orgulhoso. Um ano depois do Mestre deixar sua terra natal, morria após se sentir mal numa apresentação no Clube dos Funcionários Públicos de Goiás.

Depois do derrame (AVC) sofrido por Bimba, a falta de recursos peregrinou por dois hospitais, sendo internado como indigente. O mestre foi enterrado no Cemitério Parque de Goiânia. Jaci F. Sobrinho, tocou o berimbau preferido do mestre, colocando-o, em seguida, junto ao seu corpo.

Demerval “Formiga” e Manoel “Nenel”, seus filhos adolescentes, jogaram Capoeira. Os restos mortais foram trasladados para Salvador, em 20 de julho de 1978.

Uma lenda da Capoeira que marcou o seu nome no esporte. Deixou vários legados, como esportista e como um cidadão comum. Exemplos bons e ruins que o esporte pode proporcionar na vida de um esportista, e porque não dizer, na vida de um cidadão.

Alternativa Sports; Fotos: Internet

http://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2019/02/mestre-bimba-ginga-1024x758.jpghttp://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2019/02/mestre-bimba-ginga-150x150.jpgmasterMemória dos EsportesFoi nesta data, há 45 anos, morria o mestre Bimba, uma lenda da Capoeira brasileira, no dia 5 de fevereiro de 1974, em Goiânia, aos 73 anos Baiano de nascimento, Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba foi responsável por uma renovação na história da capoeira ao introduzir elementos de...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.