Aconteceu no último sábado dia 8 (6), a cerimônia de entrega de faixas do Instituto Caminho Suave de Artes Marciais. O Instituto, que tem como objetivo desenvolver as Artes Marciais no estado em todos os níveis.

30 atletas receberam os certificados emitidos pela FEJAMA (Fotos: Rizoney Rocha)

A cerimônia contou com a participação de 30 atletas dos projetos das escolinhas da Vila Olímpica, do centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou e do próprio Instituto Caminho Suave, que é uma entidade filiada a FEJAMA (Federação de Judô do Amazonas).

Os certificados foram entregues pelo presidente da FEJAMA e do Instituto Caminho Suave, Sensei David Azevedo, todos os certificados emitidos e reconhecidos pela federação.

“Hoje na cerimônia de entrega de faixas, estão participando 30 atletas, a maioria são crianças com idade entre 4 e 10 anos, todos os certificados são oficiais emitidos pela federação, inclusive quero alertar aos pais e responsáveis com relação a graduação dos seus filhos. Todos os certificados de Judô, são emitidos pela Federação de Judô do Amazonas, conforme o estatuto da própria entidade, caso não seja, os mesmos não serão reconhecidos”. Disse o presidente.

O Judô, assim como a grande maioria das artes marciais modernas, utiliza-se de um sistema de faixas coloridas para determinar a graduação de seus alunos. Esse sistema de graduação, utilizados pelas artes marciais em todo o mundo, foi originalmente criado por Jigoro Kano, o fundador do Judô, sendo depois aperfeiçoado com o passar do tempo.

Veja abaixo a graduação do Judô utilizada no Brasil para os mudanshas:

Faixas Básicas:

Zero Kyu (mukyu) – Faixa Branca (3 meses de carência mínima)

11º Kyu (Juikkyu) – Faixa Branca/Cinza (3 meses)

10º Kyu (Jukyu) – Faixa Cinza (6 meses)

9º Kyu (Kyukyu) – Faixa Cinza/Azul (6 meses)

8º Kyu (Hachikyu) – Faixa Azul (6 meses)

7º Kyu (nanakyu ou shichikyu) – Azul/Amarela (6 meses)

6º Kyu (rokkyu) – Faixa Amarela (12 meses)

5º Kyu (gokyu) – Faixa Amarela/Laranja (12 meses)

Nas faixas básicas, praticantes com mais de 16 anos não necessitam seguir a carência e a sequência das faixas, como sugerido pela Confederação Brasileira de Judô. Ou seja, é permitido que o professor passe um aluno de faixa branca para a faixa azul sem precisar passar pelas faixas cinzas e pelas faixas de duas cores.

O tempo de carência mínima é o tempo sugerido pela CBJ para que o praticante permaneça na graduação antes de realizar o exame para a próxima faixa. Isso não significa que depois de 3 meses, por exemplo, o praticante já pode ir da faixa branca para a faixa branca/cinza. O professor deve decidir o tempo de cada estudante, de preferência respeitando o tempo mínimo em cada faixa.

Faixas Intermediárias:

4º Kyu (yonkyu ou shikyu) – Faixa Laranja (12 meses)

3º Kyu (sankyu) – Faixa Verde (12 meses)

2º Kyu (nikyu) – Faixa Roxa (12 meses)

1º Kyu (ikkyu) – Faixa Marrom (2 anos)

Após a faixa marrom, o praticante se torna um graduado, um yodansha, ganhando a faixa preta e o primeiro grau, se tornando um Shodan(portador do primeiro grau). A graduação em dans se dá da seguinte maneira:

Graduados:

1º dan (shodan ou ichidan) – Faixa Preta (4 anos)

2º dan (nidan) – Faixa Preta (5 anos)

3º dan (sandan) – Faixa Preta (6 anos)

4º dan (yodan) – Faixa Preta (6 anos)

5º dan (godan) – Faixa Preta (7 anos)

Graduação Superior:

6º dan (rokudan) – Faixa Coral (vermelha e branca) (8 anos)

7º dan (nanadan) – Faixa Coral (vermelha e branca) (8 anos)

8º dan (hachidan) – Faixa Coral (vermelha e branca) (9 anos)

9º dan (kyudan) – Faixa Vermelha (9 anos)

10º dan (judan) – Faixa Vermelha

Um dos atletas a receber o certificado de graduação foi Raimundo da Silva Torres, 62 anos, praticantes de outras artes marciais, ‘Torres’ como é conhecido, falou da experiência com a arte suave.

Os atletas receberam os certificados das mãos do presidente David Azevedo

“Estou treinando Judô há cerca de um ano aqui no Centro de Convivência, está sendo uma experiência maravilhosa, o Judô é uma arte marcial incrível. Já treinei outras modalidades como Karatê, Capoeira, Krav Magá e Kung Fu. Hoje estou recebendo a minha primeira graduação na modalidade com 62 anos, o Judô não é só uma luta, é um estilo saudável de vida, aqui me sinto bem, pelo condicionamento físico e pela saúde, quando a idade chega, precisamos dar mais atenção a nosso corpo”. Completou Torres.

Sensei David Azevedo, fez um convite a todos para conhecer as novas dependências do Instituto Caminha Suave, que está com novo endereço, localizado na rua Esmeralda dos Santos, em frente ao ginásio Niniberg Guerra, São Jorge.

“Gostaria de convidar a todos para conhecer o novo espaço, um excelente local para a prática das artes marciais, já estamos funcionando no novo endereço com as modalidades do Judô, sob minha coordenação e do Krav Magá do professor Daniel ‘Pantera Negra’. Em breve teremos aulas em todos os horários, manhã, tarde e noite, por enquanto as aulas estão acontecendo somente no horário noturno”. Concluiu.

Confira a lista dos atletas que receberam seus certificados de graduação e mudanças de faixas

Fonte: Instituto Caminho Suave de Artes Marciais e Lutas Esportivas

O instituto é referente às artes marciais, e que tem como objetivo principal o de ensinar, divulgar e desenvolver as Artes Marciais no estado do Amazonas.

Sensei David, informou, que qualquer agremiação, seja, Liga, Federação, Associação ou atleta individual pode participar do Instituto, um dos objetivos é agregar as modalidades e dar suporte nos eventos, o instituto foi criado para desenvolver as Artes Marciais e trabalhar em conjuntos com cada associado. Os interessados devem procurar o Instituto Caminho Suave no endereço mencionado ou através dos telefones 99115-1413 Sensei David Azevedo ou 99165-3573 do professor Daniel Ferreira.

Sensei David Azevedo agradeceu ao diretor do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou e a SEJEL, pelo apoio ao desenvolvimento e incentivo ao esporte no estado. 

Rizoney Rocha.

Alternativa Sports, valorizando o esporte amazonense.

http://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2019/06/89e104d0-9cbf-43c6-99e3-b22fad028efe-1024x576.jpghttp://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2019/06/89e104d0-9cbf-43c6-99e3-b22fad028efe-150x150.jpgmasterArtes MarciaisEsportes OlímpicosAconteceu no último sábado dia 8 (6), a cerimônia de entrega de faixas do Instituto Caminho Suave de Artes Marciais. O Instituto, que tem como objetivo desenvolver as Artes Marciais no estado em todos os níveis. A cerimônia contou com a participação de 30 atletas dos projetos das escolinhas da...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.