A Copa do Mundo de Futebol voltou ao Brasil depois de 64 anos

Imagem relacionada
Foto retirada da internet

O primeiro mundial disputado em terras brasileiras ocorreu em 1950, quando nossa seleção foi derrotada na final pelo Uruguai em pleno Maracanã lotado, episódio que ficou conhecido como “Maracanazo”. Em 2014 o Brasil teve a chance espantar esse fantasma, mas acabou sofrendo novamente uma derrota marcante em casa, perdendo de 7×1 para a Alemanha, que mais tarde se consagrou como campeã. 

A seleção dos países que disputaram a Copa de 2014 começou ainda em 2011 com as eliminatórias continentais. Cada continente tem uma quantidade específica de vagas para o mundial, conforme a distribuição a seguir: Europa (9 vagas diretas + 8 para repescagem), América do Sul (4 + 1), Ásia (4 + 1), África (5) e Oceania (1 vaga para repescagem). O país-sede tem vaga garantida.

Os países classificados para a repescagem disputaram partidas de ida e volta, sendo que as oito seleções da Europa enfrentaram-se em quatro jogos, o quinto da América do Sul enfrentou o quinto da Ásia e o 4º da América do Norte e Central disputou a vaga com o campeão da Oceania. Esses confrontos foram definidos por sorteio. 

Classificados
África: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria;
América do Norte: Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e México (repescagem);
América do Sul: Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai (repescagem);
Ásia: Austrália¹, Coreia do Sul, Irã, Japão e Jordânia (repescagem);
Europa: Alemanha, Bélgica, Bósnia, Croácia (repescagem), Espanha, França (repescagem), Grécia (repescagem), Holanda, Inglaterra, Islândia (repescagem), Itália, Portugal (repescagem), Romênia (repescagem), Rússia, Suécia (repescagem), Suíça e Ucrânia (repescagem).

Repescagem
Suécia x Portugal – venceu Portugal
França x Ucrânia – venceu França
Romênia x Grécia – venceu Grécia
Croácia x Islândia – venceu Croácia
Uruguai x Jordânia – venceu Uruguai
México x Nova Zelândia – venceu México

Os vencedores da repescagem juntaram-se aos classificados diretos e ao país-sede, totalizando 32 seleções. Em dezembro de 2013, um sorteio definiu os oito grupos da Copa do Mundo de 2014, com cada grupo contendo um cabeça de chave (país-sede e as seleções mais bem posicionadas no ranking da FIFA). No caso da Copa de 2014, foi utilizado o ranking de outubro de 2013: Espanha (1º), Alemanha (2º), Argentina (3º), Colômbia (4º), Bélgica (5º), Uruguai (6º), Suíça (7º) e Brasil (país-sede).

O jogo de abertura da Copa de 2014 ocorreu no dia 12 de junho, em São Paulo, quando o Brasil venceu a Croácia. Até o dia 26 de junho foram disputadas as partidas da fase de grupos, com cada uma das 32 seleções fazendo três jogos. Os dois melhores times de cada grupo avançaram às oitavas de final, disputada entre 28 de junho e 1º de julho. As quartas de final foram realizadas nos dias 4 e 5 de julho, e as semifinais nos dias 8 e 9 seguintes. A final ocorreu no dia 13 de julho, no Rio de Janeiro, com Alemanha e Argentina.

Ao todo foram 64 jogos em 12 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. As cidades de Brasília e Rio de Janeiro tiveram o maior número de jogos: sete cada. 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-mundo-futebol-2014.htm

http://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2018/06/Copa-do-mundo-2014.jpghttp://www.alternativasports.com/site/wp-content/uploads/2018/06/Copa-do-mundo-2014-150x150.jpgmasterCopas do MundoDestaquesA Copa do Mundo de Futebol voltou ao Brasil depois de 64 anos O primeiro mundial disputado em terras brasileiras ocorreu em 1950, quando nossa seleção foi derrotada na final pelo Uruguai em pleno Maracanã lotado, episódio que ficou conhecido como “Maracanazo”. Em 2014 o Brasil teve a chance espantar esse...Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no cenário esportivo amazonense, com vídeos, fotos e reportagens.   Com um trabalho feito através de nossas ferramentas de veiculação, levamos até você caro leitor o máximo de informações possível e valorização de nossos atletas em suas diversas modalidades trazendo o resultado obtidos em competições.  Espaço aberto para todas as modalidades praticadas no Amazonas, se você quer uma reportagem entre em contato conosco.